Entrevista com Antônio Inácio Ribeiro

Revista VIP de Ponta Grossa

 

 

Conferencista Antônio Inácio Ribeiro visita o CIEM e propõe MBA em Gestão na Área da Saúde

 

 

Por achar que as instalações do CIEOM estão entre as melhores do país, o professor de marketing da São Leopoldo Mandic além de MBA, iniciou tratativas para realização de cursos de mestrado e doutorado em Odontologia. A Universidade São Leopoldo Mandic foi franqueada pelo MEC como melhor curso de odontologia do Brasil.

 

Professor Ribeiro, qual o motivo de sua vinda a Ponta Grossa?

Vim como convidado da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para ministrar um curso de Marketing Odontológico, sobre como transformar o consultório em uma empresa, conquistando pacientes e obtendo sucesso profissional.

 

Já conhecia nossa cidade? O que sabe sobre ela?

Estive nos primeiros congressos da ABO, nas décadas de 80 e 90, quando o Congresso estava em suas edições iniciais. Soube que a Faculdade de Odontologia daqui obteve o primeiro lugar dentre as faculdades públicas. Parabéns!

 

Qual sua atividade e como é seu trabalho com o marketing?

Atuo com uma livraria especializada em Odontologia e uma fábrica de componentes para implantes dentários. Minha paixão atualmente são os livros e os cursos que ministro quase todos os finais de semana.

 

Quantos cursos já ministrou até hoje?

Esse em Ponta Grossa foi o de número 258. Que para mim, um administrador, é um feito por não sendo cirurgião dentista, ser um dos ministradores com maior número de cursos apresentados na Odontologia em todo Brasil.

 

Algum no exterior?

Como durante 10 anos levei dentistas brasileiros para fazerem um curso de implantes na Argentina, falo bem o espanhol e, por conta disso, já ministrei 33 cursos no exterior e conheço todos os países da América do Sul.

 

Quantos livros tem publicado?

Gosto muito de escrever. Na verdade gosto de ler e como bom leitor, tenho facilidade para escrever. Por isso já publiquei 31 livros nas áreas de Administração, Marketing, motivação, sucesso profissional, humor e turismo.

 

Já publicou no exterior?

Meu livro mais importante está publicado na Espanha pela mesma editora que publicou o livro do Reitor da UEPG, João Carlos Gomes. Tenho também um Atlas de Implanto Prótese publicado na Argentina e outros em sites de vários países.

 

Qual o motivo de sua visita ao CIEOM?

O coordenador escolhido para meu curso foi o Dr. João Fernando Krachychyn, meu amigo, com quem venho mantendo contato com vistas à iniciação de um projeto de curso de pós raduação nas áreas de Medicina e Odontologia.

 

Como foi o jantar de confraternização?

O Dr. João Fernando e a Drª Sônia souberam aproveitar a vista do alto de seu edifício e, por conta disso, o clima para o jantar foi dos melhores, principalmente por que lá estiveram as maiores autoridades da Odontologia da cidade e a conversa foi animada.

 

Porque o Diretor da São Leopoldo Mandic não pode comparecer?

Ele havia confirmado presença e esta era a intenção do jantar. Acontece que há dez dias, a escola que ele dirige foi classificada pelo MEC como a melhor faculdade da área da Saúde e a segunda melhor entre todas do Brasil. Por conta disso, ele está dedicando todo seu tempo para atender a imprensa nacional e internacional.

 

Quais são os planos para seu projeto?

O primeiro deles já está confirmado, é um curso de MBA (Master Business Administration) em gestão na Área da Saúde, do qual terei orgulho de ser o professor de Marketing e conferir o título de especialista aos alunos.

 

Qual o objetivo deste curso?

Hoje, pela competitividade em todos os setores, não basta mais só ser um bom profissional. É preciso ser um bom gestor e administrador do seu negócio, disciplina que não se encontra na graduação da Medicina e da Odontologia.

 

Que vantagens ele trará para Ponta Grossa?

O curso trará alunos de todo o estado para a cidade, além de professores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, o que dará conotação de cidade formadora de empresários empreendedores na área da saúde, o que é muito importante.

 

Porque o CIEOM foi escolhido?

O Dr. Alexandre, filho do João Fernando, é ex – aluno do mestrado em Ortodontia da São Leopoldo Mandic e já conhecia o nível da instituição. Outro fator foram as instalações do centro, que está entre os maiores do país.

 

Que cursos estão planejados para tal?

Além do confirmado MBA, estão em estudo outros nas diversas especialidades da Odontologia, que são a característica principal da São Leopoldo Mandic em suas unidades nos vários estados brasileiros onde atua.

 

Em que nível estarão estes cursos?

O MBA é em nível de especialização, mas o interesse são os de mestrado e doutorado. O que poderá vir a reforçar esta proposta arrojada e inovadora dos professores da cidade em fazer de Ponta Grossa um centro de ensino no setor.

 

Quando serão iniciados?

O MBA de Gestão na Área da Saúde terá início no começo do próximo ano e os demais serão decididos na visita que o Professor Junqueira fará ao CIEOM, dentro das próximas semanas, para tratar desse assunto.

 

Quando pretende voltar a Ponta Grossa?

O João Fernando me convidou para ministrar um curso de marketing para profissionais liberais em seu belo e bom auditório. A data está para ser definida com a agenda local entre o fim deste ano e começo do próximo.

 

Que impressão leva de nossa cidade?

De crescimento e progresso.

Quando estive aqui antes de 2000 tinha a impressão que a cidade estava parada, mas agora nas últimas vezes vejo que está em franco progresso, tanto industrial, comercial como em serviços, que me parece ser o que mais cresce na cidade e onde os projetos do CIEOM se enquadram. Fico feliz por que gosto de ver progresso e crescimento, que é o foco dos meus cursos. Os pontagrossenses estão de parabéns!