Entrevista com Antônio Inácio Ribeiro

SOBRACURSOS

 

 

MARKETING PESSOAL E PROFISSIONAL

 

 

1. Qual a importância do marketing para o profissional liberal?

Os profissionais conscientes se aperfeiçoam, se especializam, investindo em cursos e mais cursos. Acontece que se seus pacientes não souberem disso, estas melhorias serão de conhecimento somente dele e de alguns de seus colegas. Com uma ferramenta de marketing externo, os profissionais poderiam fazer chegar estas atualizações a coletividade e assim receberem mais clientes.

 

2. Qual sua expectativa de integrar o time de professores da Sobracursos?

Só o fato de ser uma instituição de ensino da minha terra natal, já seria um motivo de orgulho e satisfação. O fato de ela estar ligada a outra instituição de âmbito nacional como a São Leopoldo Mandic, redobra minha alegria e vontade de corresponder à responsabilidade  em mim depositada.

 

3. Fale da sua experiência em assuntos ligados ao marketing na Odontologia.

Atuo comercialmente na Odontologia há 35 anos, tendo começado com uma empresa aqui do Rio Grande, a Inodon, minhas atividades e estou completando este ano, 30 anos de estudos de marketing, que na maioria das vezes direciono à Odontologia, por ter tanta vinculação com ela.

 

4. Quando e por que surgiu a idéia de uma livraria especializada em Odontologia?

O Cirurgião Dentista da minha família, Francisco de Paula Azzi, tinha publicado três livros na área da Periodontia e através dele conheci o Prof. Haroldo Cauduro, que tinha mais quatro livro de autores gaúchos e uma Revista Gaúcha de Odontologia. Foi o meu começo, pois em 1972 mudei para São Paulo e esta minha atividade se mantém até os dias de hoje.

 

5. Na prática, no que o marketing pode agregar valor aos Cirurgiões Dentistas?

O ponto mais importante é a promoção da Odontologia junto à população, que infelizmente só costuma ir a um consultório dentário quando sente dor. Com o marketing esta mentalidade está mudando e hoje já é grande o número de pessoas que os buscam pela estética, dentre outros novos motivos.

 

6. Quais os diferenciais, além da especialização, que o Cirurgião Dentista deve ter na captação de clientes?

A primeira e mais importante é justo a especialidade, que o diferencia dos demais colegas e permite que ele se promova em uma atividade que a maioria dos demais não está habilitada a exercer. As outras podem ser consideradas conseqüências desta, pois estão ligadas a novos aparelhos, materiais ou técnicas, que na maioria das vezes são obtidas nos cursos de especialização.

 

7. Somente a qualificação técnica garante o retorno do cliente?

Nem sempre esta é percebida de imediato pelos clientes, por isso é importante que o profissional se comunique por internet ou pelo correio com seus clientes, evidenciando esta qualificação técnica, através de informações aos clientes, do tipo início ou conclusão de cursos, participação em congressos ou outras atividades educativas.

 

8. Fale sobre a importância da relação interpessoal entre cliente e o Cirurgião Dentista.

Quem é visto é lembrado. Quem se comunica tem mais chance de ser lembrado na hora em que um produto ou serviço se faz necessário. Como muitos Cirurgiões Dentistas ou Clínicas Odontológicas hoje estão indo para os meios de comunicação anunciar seus serviços, o profissional precisa montar uma linha em canal aberto com seus clientes e futuros clientes.

 

9. Você acha que há desconhecimento dos profissionais ligados à Odontologia em relação ao marketing? Por quê?

Existe e por conta disto a maioria não se utiliza do marketing, perdendo clientes para o carro novo, para uma cirurgia plástica, para uma viagem, um aparelho eletrônico ou outras modernidades, cujo desejo foi desenvolvido em campanhas de marketing. A razão principal de seu desconhecimento é que ele não faz parte da grade curricular da Odontologia e poucas vezes é incluído como curso nos congressos da classe.

 

10. Em uma frase, convide a classe odontológica para seu mini curso que irá ocorrer em quinze de dezembro na Sobracursos.

Com a concorrência acirrada por quase 200 Faculdades de Odontologia e mais de 200 mil Cirurgiões Dentistas no Brasil, só o marketing pode permitir que um bom profissional não perca mais do que ganhe pacientes e com ele se reverter o quadro dos que o praticarem, ganhando mais do que perdendo pacientes.